Especializada em Construções, Reformas e Manutenções em Geral

O Seu Empreiteiro de Fôrmas e Armações Pode Fazer a Diferença!



Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO


Em nosso cotidiano é comum nos deparamos com situações atípicas, ou poderíamos dizer bizarras, às vezes, vemos um projeto de uma empreitada global tornar-se um simples comentário nos corredores da empresa, motivo? O empreiteiro de fôrmas e armações da companhia não conseguiu avançar no cronograma. Devido a uma série de erros consecutivos, diversas fôrmas de madeira se abriram durante o processo de concretagem com lançamento de bomba.


Sendo assim, a empreiteira que ganharia contratos mundo afora, que levaria nosso know-how para os gringos e que fecharia o ano com ótimos números acaba o ano revisando os seus processos internos, atualizando suas Certificações ISO ou Bureau ou dando mais atenção ao coach (“professor de empresas”).


Ficção? Até pode ser, mas hoje em dia, com tantas empresas se digladiando por contratos com margens de lucro cada vez menores, esse cenário apocalíptico poderia tranquilamente fazer parte de um dia comum no canteiro de obras.


O pensamento é Global mas a ação é Local.


A frase acima traduz de forma plena toda a historinha da firma que perdeu contratos milionários e portas internacionais, tudo isso por causa de um dia ruim do empreiteiro de armações que, sem querer, pôs tudo a perder, deixando suas caixarias se abrirem no meio do processo.




Atendimento Personalizado

Clique no link abaixo e converse conosco
Chamar no WhatsApp



Ok. Agora vamos voltar para o mundo real e nos aprofundar um pouco mais no tema.


O que é uma fôrma de concreto na construção civil?

As fôrmas metálicas para concreto ou mesmo as mais tradicionais feitas de madeira, são moldes bem resistentes e bem montados que, alinhados a uma boa armação de ferragem, garantem uma estrutura resistente e com um acabamento diferenciado.


É igual quando vamos desformar cubinhos de gelo em nosso congelador, a grosso modo, o procedimento é o mesmo.


Sapata com caixaria
Sapata com caixaria montada, escavação
feita em solo arenoso (Guarujá – SP)


Somente após todas as etapas do “pré-início” da obra, como por exemplo:

  • Pesquisa/compra de terreno
  • Registros e aprovações junto a órgãos regulamentadores
  • Topografia e escavações iniciais
  • Montagem de alojamentos e escritórios
  • Montagem das sapatas e vigas


Podemos dizer que a fase inicial do futuro empreendimento comercial está iniciada. A fundação/estrutura de sustentação do local deve estar em um nível de acerto e qualidade superior aos 2 mil%, a exemplo da ficção na minissérie da TV Globo Treze Dias Longe do Sol, uma simples fôrma metálica pode literalmente fazer todo o prédio desmoronar, igualzinho ao explorado na trama.


Edifício desmoronando na ficção
Edifício “desmoronando” em minissérie.
Tema construção civil sendo abordado


Na hora de contratar a mão de obra para construir ou reformar, muitos pensam apenas nos custos e buscam o profissional mais em conta. É importante lembrar que, a redução de custos deve ser feita com muito planejamento e responsabilidade, se não a qualidade da obra fica inferior e irá demandar mais manutenção, aumentando os gastos lá na frente.


Para começar sempre com o pé direito e a fundação apropriada, o mais aconselhável é que se contrate um empreiteiro de fôrmas e armações de qualidade para essa fase inicial. Através de seu conhecimento e experiência, ele poderá indicar a fôrma mais segura para a sua construção civil.


O processo de colocação de fôrmas e armações

Essas caixarias são colocadas por um período temporário na obra, ficando apenas durante o tempo de secagem. Realizar os trabalhos dessa forma, ajuda a economizar lá no final da obra com a diminuição de materiais de acabamento a serem utilizados, já que após o processo de desforma, toda a superfície acaba ficando lisinha, facilitando na hora da aplicação de revestimentos internos e externos.


5 tipos de materiais que o empreiteiro mais utiliza

No trecho abaixo, vamos detalhar de forma simples e objetiva os principais tipos de materiais e suas características. Dessa vez, não vamos nos aprofundar muito em cada subtema. A exploração desses itens fica para um próximo post, ok?


Fôrmas industrializadas na obra
Fôrmas e estrutura metálica em canteiro
de empreendimento comercial


Madeira serrada

O primeiro item de nossa lista trata-se da madeira serrada, ela tem um baixo custo e é fácil de cortar e montar. O lado ruim é que, por ser um recurso natural, deve ser explorado de forma sustentável e ainda há poucos fornecedores especializados em madeira para este fim. Ela é usada para travamento, para estruturação e para complementar os sistemas industrializados.


Chapas de madeira revestidas

Este item tem um alto índice de aproveitamento, podendo ser reutilizada de 8 a 18 vezes (de acordo com as condições de armazenamento). Também apresenta facilidade de corte, o que dá mais versatilidade ao projeto. Estas chapas podem vir com o revestimento I, que conferem um aspecto rugoso ao concreto, ou com o revestimento plastificado, deixando a superfície do concreto lisa.


Aço

O aço apresenta ainda mais índices de reaproveitamento do que as chapas de madeira. Ele costuma ser o mais utilizado por empreiteiras de construção civil Brasil a fora no formato de perfis para travar os painéis, assim, proporcionando um concreto com o aspecto mais uniforme. Alinhado ao fato de poder ser utilizado diversas vezes e com um alto custo no mercado, as fôrmas de aço costumam ser alugadas por locadoras de equipamentos para construção civil, ou até mesmo pela própria empreiteira de obras que gerencia o canteiro.


Alumínio

O Alumínio tem quase as mesmas características que as fôrmas de aço agregado à sua leveza, mas, por serem caras para comprar e para manter, não é uma das opções mais utilizadas.


Plástico

Estas peças costumam ser, na maioria das vezes recicláveis, o que já traz pontos positivos para a obra além de serem leves e resistentes. Um ponto negativo é o fato de elas apresentarem graus de deformação, por isso deve-se tomar muito cuidado na hora da montagem dos painéis.


Papelão

Trata-se de um item mais “fino” diríamos assim, é indicado para pilares de seções circulares com diâmetro de até um metro. Essas peças já vêm auto estruturadas, precisando apenas de elementos para concluir o posicionamento e o prumo. Sua desvantagem é que só é possível utilizá-las apenas uma única vez, pois, para realizarmos o processo de desforma, temos que destruir e inutilizar todo o material comprado pela a empreiteira de obras.


Armações de Ferragem Prontas
Toda a estrutura de armações de ferragem para construção
civil juntamente com as fôrmas de madeira


Afinal de contas. O que esse profissional tem de tão importante?

Se esse post conseguiu te mostrar a real importância de um empreiteiro de fôrmas e armações, atingimos o nosso objetivo! É aconselhado que esse responsável esteja presente em todas as etapas do processo, sendo elas:

  • Escavação manual ou mecânica das valas ou trechos
  • Montagem das ferragens de acordo com o projeto de arquitetura
  • Escolha do tipo de fôrma mais adequado
  • Montagem das caixarias
  • Colocação de travas e estruturas externas de sustentação
  • Enchimento com concreto bombeado
  • Desforma de caixarias após o período de secagem


Dentre outras tarefas, ele verificará as posições, os cortes, níveis, prumos e todos os outros detalhes antes que tudo se torne definitivo. Como já falamos no começo do artigo, uma fundação mal feita acarreta vários prejuízos para todos os envolvidos.


Você sabia? Antigamente haviam muitas dúvidas com relação a escrita, ficávamos confusos na hora de escolher entre forma ou fôrma. Após o novo acordo ortográfico, o acento circunflexo passou a diferenciar de forma oficial e facultativa. Ou seja, nós do ramo da construção civil podemos escrever fôrma em nossos orçamentos sem medo de errar na escrita.


Conclusão

O profissional especializado também vai saber calcular a quantidade de utilizações previstas para aquela construção, em outras palavras, ele será capaz de economizar ou não nas locações.


Agora que você já sabe quais são suas vantagens, não hesite em fazer uma minuciosa busca por empreiteiras de qualidade, só assim, você pode garantir o melhor para a sua construção ou reforma do início ao fim.




Similar Articles

Um Assentamento de Pisos ...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Lembro-me das histórias que meu pai (também empreiteiro) contava sobre as dificuldades do passado em
Por Que e Quanto se Paga ...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Olá pessoal, tudo bom? O artigo de hoje irá passar levemente pelo assunto: retenção de
Empreiteiro: O Aço da Co...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Essa é uma dica de empreiteiro para empreiteiro, o aço na construção civil pode realmente
Quando a Reforma da Casa ...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO A ordem do momento é: revitalizar, modernizar, mudar, climatizar, etc. Não tem jeito, de tanto
Serviços de Acabamento C...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Os Serviços de Acabamento Construção Civil da Empreiteira Linked Services são executados em diversos tipos
O Que é uma Empreiteira ...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Tudo bom com vocês pessoal? O texto de hoje é mais um bate papo com
Parede de Gesso 3D –...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Atualmente, é raro falar de beleza arquitetônica num espaço relacionado somente a móveis, objetos, painéis
4 Tipos de Piscinas…...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Aaahh o Verão! (dependendo da época que você está lendo esse artigo). Época em que
Serviços de Aplicação ...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Saiba tudo sobre o preço do M2 para aplicação de gesso liso aqui! Se você
Impermeabilização de La...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Assim como o próprio título já diz, se fizermos uma ótima aplicação de bons produtos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.