Especializada em Construções, Reformas e Manutenções em Geral

Entenda o Mistério! Por Que o Preço do m2 de Pintura Residencial é Tão Variável?



Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO


Muitas pessoas resolvem reformar o lar e começam a buscar nos sites de buscas pelo preço do m2 de pintura residencial. É natural queremos saber exatamente o valor da mão de obra que estamos contratando, ou pelo menos uma estimativa, todos os canais de comunicação ajudam nessa hora mais aguardada pelo cliente, sejam eles:

  • Mensagens pelo WhatsApp
  • Chat (Skype, Messenger, etc)
  • SMS
  • E-mail
  • Ligação telefônica
  • Vídeo conferência
  • Atendimento presencial


Caso ainda não seja possível pegar os números oficiais, ainda dá para ter exemplos reais que a empreiteira pode te apresentar, assim, todo o conceito de composição de preços de pintura por m2 que estamos tentando passar nesse post pode ser validado por você. Assim, simples e rápido.


O preço do metro quadrado de pintura residencial em 2016 trabalhado mercado afora, certamente, será diferente do preço que será cobrado na pintura de uma casa em 2018, por exemplo. Então lembre-se de que não dá para planejar o valor que você vai gastar com base na reforma que o vizinho fez no ano passado ou na última vez que você contratou esse tipo de serviço.


Podemos concluir que, não existe uma resposta única para o título de nosso artigo, e, principalmente que se aplique a todos os tipos de reformas, pois, a definição do valor final é feita através da análise de vários fatores do local a ser reformado.


O ideal para definir o preço de uma pintura residencial ou industrial é fazer uma visita ao local e avaliar as condições das paredes, ouvir o que o cliente deseja e só então calcular o valor. Veja a seguir alguns fatos que influenciam na composição de seu valor:



Atendimento Personalizado

Clique no link abaixo e converse conosco
Chamar no WhatsApp




1 – Tipos de pintura

Um dos principais fatores que influenciam no valor final do orçamento é o tipo de pintura escolhido pelo cliente. Poucos detalhes podem dificultar o trabalho, aumentando a mão de obra, a dificuldade e/ou o material utilizado. Por exemplo, uma pintura lisa simples provavelmente custará menos do que uma pintura texturizada, porque mesmo que algumas texturas sejam mais simples de se aplicar do que a pintura lisa, essa opção absorve mais tinta e exige uma “técnica mais arrojada”, o que acaba encarecendo o serviço.


Economizando no preço do m2 de pintura residencial
As vezes, uma simples atitude pode
melhorar todo o clima do lar


2 – A superfície

Ao avaliar os ambientes a serem pintados o profissional precisa verificar as condições da superfície, só assim ele conseguirá validar a necessidade de uma aplicação de gesso liso e/ou retoque com massa corrida. Caso a parede não esteja pronta para o que chamamos de ponto de pintura, outros tipos de materiais e serviços deverão ser inclusos na elaboração do orçamento.


3 – Os detalhes

Qualquer detalhe que houver no ambiente, seja interno ou externo, dificulta a pintura. E quando falamos detalhes não são apenas coisas pequenas, eles incluem portas, janelas, armários, construções fixas, instalações diversas (mangueira), entre outros. A lógica é simples: quanto mais difícil o trabalho, mais caro ele fica. Dependendo da metragem a ser negociada, a facilidade em se montar andaimes entre outros detalhes, o valor final acordado pode ser bem em conta, comparado com a concorrência.


4 – Pintura externa ou interna

Os custos de pintar uma residência também podem variar de acordo com o lugar a ser pintado. O preço do m2 de pintura interior costuma ser superior ao cobrado para pintar a área externa de uma casa. E lembre-se que dentro ou fora os detalhes podem interferir nesse preço.


5 – Imóvel cru

Se você ainda está na fase grossa da obra, escolha por uma aplicação de gesso liso nas paredes de alvenaria (blocos de cerâmica ou de cimento), dessa forma, haverá uma economia de tempo e dinheiro, detalhe que só será visto em números e relatórios no final do projeto, ou pelo pintor quando for realizar os serviços finais.


Pintura de Parede Familiar
Uma cor nova na parede não é uma simples tinta.
É ambiente familiar super agradável!


6 – Com ou sem retoque

Com a parede muito antiga e desgastada pelo tempo, retoques podem ser necessários. O valor da correção com massa corrida pode ser cobrado a parte, influenciando diretamente no preço do m2 da pintura.


7 – A experiência é fundamental

De acordo com o SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), o preço da pintura por m2 em 2016 ficou próximo dos R$14,90 a hora do pintor. Esse valor chegou a bater recorde em dezembro do ano seguinte indo para R$15,53. Ou seja, há uma leve variação de ano para ano. Entretanto, esses valores são uma média, um pintor experiente ou uma empresa consolidada no ramo podem cobrar valores mais altos devido à qualidade do serviço que prestam e a credibilidade que têm.


8 – A altura pede atenção

Lugares muito altos e com arcos no teto também dificultam a pintura e acabam deixando o orçamento mais salgado. Isso acontece porque é preciso utilizar andaimes, subir e descer com os materiais, o que toma tempo, sem falar no risco para os profissionais.


9 – Os materiais

O uso de qualquer material entra na conta, desde rolos para pintura até o aluguel do andaime, incluindo preparadores, tintas e vernizes. Mais demãos de tinta vão exigir mais material, por exemplo, sem falar no aumento do trabalho.


10 – A Região

O preço da pintura residencial também varia bastante em cada região do Brasil. O seu valor final costuma ser mais caro do que na Bahia ou em Goiás, por exemplo.


Com tantos fatores influenciando, dá para entender o porquê do preço da pintura por metro quadrado desse tipo de serviço ser tão variável, não é mesmo? Um orçamento para pintar qualquer casa sempre levará esses itens em consideração.




Similar Articles

Serviços de Telhados: Ti...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Em uma construção os serviços de telhados são indispensáveis, pois, para construções onde não existam
Quando a Reforma da Casa ...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO A ordem do momento é: revitalizar, modernizar, mudar, climatizar, etc. Não tem jeito, de tanto
Vá Com Tudo! Os Melhores...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Arquitetura e Engenharia são dois polos que andam lado a lado no ramo da construção
Empreiteiro: O Aço da Co...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Essa é uma dica de empreiteiro para empreiteiro, o aço na construção civil pode realmente
Você Sabe O Que é Cimen...
Curso ONLINE com e-Book para DOWNLOAD Olá pessoal, tudo bom? O assunto do artigo de hoje poderia ser 100% brasileiro. Sabe Por Que? Você
Sempre dá Para Economiza...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Olá leitores, tudo bem com vocês? Hoje, vamos tratar de um assunto que poucos donos
Posso Aplicar Textura Com...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Nos últimos anos, vemos amentar de forma exponencial os serviços de aplicação de texturas em
Polimento de Pisos de Con...
Curso ONLINE com e-Book para DOWNLOAD O polimento de pisos de concreto é uma técnica de baixo custo, pois não exige o uso de
Instalação Sanca Aberta...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Você está procurando por uma empresa especializada em instalação de sanca aberta na barra funda?
Emassar Parede Com Massa ...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Você já deve ter lido outros artigos sobre serviços de acabamento em geral aqui no

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.