Especializada em Construções, Reformas e Manutenções em Geral

Concretagem Com Concreto Usinado – Da Produção ao dia D



Curso ONLINE com e-Book para DOWNLOAD


Olá caros leitores e leitoras, você sabe como o concreto usinado que construiu a sua casa, o seu apartamento, a sua escola ou até mesmo o prédio da empresa onde você trabalha foi fabricado?


Diante desta dúvida, montamos um guia completo de uma das mais importantes fabricantes de cimento do nosso Brasil. Vamos Lá?


O concreto é o material mais utilizado no setor da construção civil, não só aqui no Brasil, mas também na Europa, onde é conhecido como “betão”. Basicamente, o concreto comum é composto pelas seguintes matérias primas:

  • Cimento
  • Areia
  • Pedra
  • Água


Misturando esses produtos básicos a alguns aditivos aprovados em laboratório, o produto final transforma-se em uma poderosa estrutura alinhada a uma boa armação de ferragem, ideal para construções de todos os segmentos e dimensões.


A cada 20 metros cúbicos de concreto produzido pelas centrais (enquanto a norma prevê uma modelagem a cada 50 metros cúbicos) é feito uma coleta de material para análise em laboratório. Esta amostra chama-se corpo de prova, que são moldados no local da obra pelo motorista.

Fonte: Grupo Votorantim de Cimentos (Engemix).



Atendimento Personalizado

Clique no link abaixo e converse conosco
Chamar no WhatsApp




Detalhes do processo de fabricação do concreto usinado

O processo de fabricação do concreto usinado é o resultado da mistura de cimento, areia, pedra, água e aditivos, um dos aditivos mais utilizados no setor é o plastificante, que tem a principal finalidade retardar o processo de secagem da matéria, possibilitando tanto ao fabricante quanto ao cliente final um ganho de até duas horas e meia, desde quando o lacre é colocado dentro do pátio da fábrica até o momento em que toda a betoneira é esvaziada no canteiro de obras.


O Concreto Usinado do Grupo Votorantim de Cimentos (Engemix)

1 – A Entrada

O processo começa com o recebimento de toda a matéria prima, quando no momento da chegada, as questões legais e fiscais dos chamados mcc’s (componentes do concreto) são verificadas na portaria da planta fabril, só assim, o caminhão é liberado para efetuar o descarregamento dos mcc’s no local de armazenamento indicado pelo fabricante. Para garantir a qualidade de toda a linha de processamento, uma pessoa devidamente treinada pela empresa acompanha todo o processo de descarregamento e, após o desembarque dos mcc’s, uma quantidade suficiente de cada componente é colhida no local e posteriormente levada até o laboratório criado e mantido pelo Grupo Votorantim de Cimentos, as análises que são feitas são parte do controle de certificação e qualidade da empresa, mantendo um alto nível de qualidade de seus produtos.


2 – A Estocagem

As matérias primas chamadas de agregados como: areia, brita e borracha, são estocadas em um galpão coberto desenvolvido especificamente para armazenar esse tipo de item.


Não existe a necessidade da estocagem do cimento em um lugar coberto e seco, pois, os silos ficam encarregados de fazer essa tarefa, protegendo o cimento de condições climáticas adversas.


De forma muito parecida, mas feito com um tipo de material diferente, os aditivos são armazenados em tanques que ficam posicionados próximos aos pontos de carga das betoneiras, facilitando o carregamento do concreto usinado.


3 – A Moega

A moega trata-se de uma esteira mecanizada que abastece as caixas de itens agregados, com a ajuda de uma pá carregadeira, todos os componentes para a fabricação do concreto usinado são captados e levados através de uma esteira para o centro de mistura. Para evitar a paralisação do processo de fabricação, um sistema automatizado alerta toda vez que uma caixa está quase vazia, indicando que a caixa de agregados deve ser reabastecida através de suas moegas com a ajuda das pás carregadeiras.


4 – O Ponto de Carga

Após o processo de separação dos materiais componentes do concreto, os mcc’s são pesados e levados através da esteira rolante até o ponto de carga. Posicionado de forma estratégica para otimizar o tempo de carga do material, a água e os aditivos são inseridos juntamente com o cimento no caminhão de transporte. Todo o processo de carga do concreto usinado já pronto para concretagem é feito de forma automatizada, sendo controlada através da sala de comando ou “sala de concreto”.


5 – A Sala de Comando

Como o próprio nome já diz, a sala de comando serve para coordenar as ações da central de concreto, uma das tarefas do setor é conseguir separar e processar todas as informações dos mais variados tipos de concreto. Listamos abaixo todos os itens que compõem o mix de produtos da empresa.

  • Compactado a Rolo
  • Para Pavimentos
  • Com Temperatura Programada
  • Com Pegada Programada
  • Submerso
  • Projetado
  • Leve
  • Com Módulo de Elasticidade Definido
  • Pesado
  • Casa Mix
  • Concreto de Alto Desempenho (CAD)
  • Colorido
  • Concreto Permeável
  • Eco Mix
  • Concreto Auto Densável
  • Piso Mix


Tirando o “concreto comum” o Com Pegada Programada, conforme mostra a lista de itens que informamos acima, existem diversos tipos para diversas ocasiões e construções, por exemplo, para aplicações de concreto em lastros, contrapesos, gasoduto, etc, existe o chamado Concreto Pesado, já para pavimentações, o mais indicado seria o Para Pavimentos.


Para cada tipo de aplicação, existe um tipo específico de cimento com uma dosagem de componentes certos e fabricados de forma diferenciada, tudo para que a construção atinja as especificidades e principalmente o nível de serviço acordado em contrato.


A sala de comando também é responsável por recepcionar todos os pedidos dos clientes do Grupo Votorantim de Cimentos, mais conhecida como Engemix, o setor realiza o processo de emissão de notas fiscais e separação de pedidos para disponibilizá-los para a próxima etapa do processo específico de fabricação.


Dentro dos processos da empresa, o de dosagem com antecedência destaca-se na fase de produção do material, um coordenador tecnológico insere no sistema da operação todas as informações da dosagem, que nada mais é que, a proporção em partes pré-determinadas de todos os mcc’s (componentes do concreto). Essas informações devem ser imputadas em um período mínimo de 48 horas do estado final da produção do concreto usinado para construção, procedimento que pode demorar até 28 dias para o recebimento e aprovação do laudo técnico realizado por laboratórios especializados e auditados.


Três vezes por dia, uma amostra das areias estocadas na planta fabril é levada a um procedimento chamado de ensaio, esse procedimento visa garantir que, a umidade do material esteja de acordo com as normas da empresa, não afetando seu processo interno de certificações, como a NBR ISO 9001:2008, por exemplo. Caso haja a necessidade de se corrigir essa umidade, há um tempo hábil para que o item seja validado e cadastrado no sistema informatizado.


6 – O Bale Lastro

O bale lastro é como se fosse uma gigante “batedeira de concreto”, é nesse local onde as betoneiras todas carregadas ficam por aproximadamente dez minutos. Após a mistura de todos os componentes, a betoneira é liberada para o processo final, o de lacre de betoneiras.


7 – A Saída

Quando o concreto usinado para construção chega à portaria, ponto final da produção, ele torna-se pronto para ser transportado, é lá onde o lacre de segurança é colocado no caminhão, esse lacre assegura a garantia, levando em conta toda a qualidade e procedência do produto. Quando falamos em concreto usinado para construção, temos que levar em consideração toda a importância da procedência desse concreto, não pode haver falhas no processo de fabricação, pois, o desastre que um concreto de má qualidade poderia causar é inimaginável, principalmente em grandes construções. Todos esses esforços e cuidados são para que, o produto chegue ao cliente sem nenhuma avaria e com a nota fiscal.


8 – O Laboratório

Um dos mais importantes itens no processo de fabricação do concreto usinado para construção é sem dúvidas o laboratório. A norma prevê que, os fabricantes façam uma modelagem a cada 50 metros cúbicos de concreto usinado produzido, a Engemix faz diferente! A cada 20 metros cúbicos de concreto produzidos pelas centrais, uma equipe de motoristas do laboratório vai até o canteiro de obras e realiza a coleta de cerca de quatro exemplares em um período máximo de 48 horas.


O controle da qualidade do material produzido nas centrais é feito da seguinte forma, os exemplares coletados pela equipe especializada chegam ao laboratório, é feita toda a identificação e posteriormente são armazenados em um tanque d’água com sua temperatura controlada, após a ruptura dessa amostra, elas são retiradas do tanque e levadas a retifica com enxofre, após a nivelação da base com o topo da amostra, elas são rompidas em prensas automáticas após 28 dias da data da coleta do material. Dessa forma toda a resistência do material pode ser atestada, tecnicamente falando.


O Concreto Usinado da Concremix

A Concremix surgiu em meados de 1970, ela surgiu em um momento em que o país precisava de empresas de fornecimento de materiais da construção civil, a Concremix cresceu e implantou suas usinas em locais estrategicamente pensados, hoje a empresa é uma das líderes no mercado, o processo de fabricação e distribuição acaba sendo “copiado” por seus concorrentes.


Além dos serviços de concreto bombeado, podemos destacar o serviço de pequenas concretagens, onde caminhões com tamanhos específicos atendem a regiões de difícil acesso, antes atendidas pelos caminhões convencionais, facilitando assim o fornecimento de material para os pequenos canteiros de obras.




Similar Articles

Serviços de Telhados: Ti...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Em uma construção os serviços de telhados são indispensáveis, pois, para construções onde não existam
Divisórias de Drywall e ...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Quando o cliente pensa em dividir sua obra com paredes internas, claro que o primeiro
Devo ou Não Devo Contrat...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Olá pessoal, tudo bom? A missão de hoje é desvendar um antigo mistério… O que
Conheça o Conceito dos S...
Curso ONLINE com e-Book para DOWNLOAD Olá leitores e leitoras, Tudo bem com vocês? Hoje, vamos mostrar um pouco do conceito dos serviços de
Pedreiro de Alvenaria Com...
Curso ONLINE com e-Book para DOWNLOAD Olá pessoal, tudo bom? É sempre bom lembrar um pouco da nossa missão, que é levar o que
KPI X Manutenção de Gal...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Pessoal, o artigo de hoje é basicamente um dossiê/argumento, nele, você irá ver a importância
O Que Fazer Para Não Per...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Olá pessoal, tudo bom? Hoje, vamos falar sobre um assunto sério que envolve todos nós:
Você Sabia que Estrutura...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO A utilização de estruturas metálicas está cada vez mais comum em projetos de engenharia e
Parede de Gesso 3D –...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Atualmente, é raro falar de beleza arquitetônica num espaço relacionado somente a móveis, objetos, painéis
Quanto Custa Contratar Se...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO A pintura é uma parte essencial na finalização de uma obra, sejam elas: Uma construção

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.