Especializada em Construções, Reformas e Manutenções em Geral

Pedreiro de Alvenaria Comum ou Estrutural? Qual o Melhor Para a Minha Obra?



Curso ONLINE com e-Book para DOWNLOAD


Olá pessoal, tudo bom?


É sempre bom lembrar um pouco da nossa missão, que é levar o que há de melhor em: dicas, insights e briefings reais. Tudo para que você, cliente, construtor, comprador ou leitor possa obter somente a “nata da informação” da construção civil.


Iremos discutir um pouco sobre as funções e benefícios de um pedreiro de alvenaria comum e estrutural. Esse assunto é um pouco delicado que costuma envolver de forma variada muitas opiniões fortes.


Alvenaria Comum para a parte Interna


Alvenaria Estrutural para Áreas externas



Atendimento Personalizado

Clique no link abaixo e converse conosco
Chamar no WhatsApp




A boa e velha alvenaria comum

A característica mais notória que todos nós vemos e não associamos ao serviço são as vigas e colunas. Feitas de fôrmas de madeira, esses complementos são elementos indispensáveis na construção de suas paredes.


A sua utilização vem se propagando desde muito tempo por nossa cultura construtiva.


A finalização de uma obra com esse sistema acaba gerando um “bucado” de entulho. Não tem como, devido a necessidade de passagens de tubulações de água, luz, telefone, etc. As paredes acabam sendo cortadas e despedaçadas logo após seu levantamento, com a finalidade de abrigar todo o conjunto de sistemas.


O pedreiro de alvenaria estrutural veio para ficar!

Tudo muda, os trabalhos ficam mais rápidos e eficientes, os produtos ficam “melhores ou piores”, dependendo do tipo de mercado que ele se encontra.


Com os blocos estruturais não é diferente, mesmo tendo características bem parecidas, esse moderno sistema acaba se sobressaindo frente a seu “concorrente”.


Os blocos estruturais têm a difícil missão de estabilizar partes da construção, eliminando partes do projeto que, normalmente são preenchidas com vigas e pilares de aço preenchidos com concreto usinado.


Passado X Futuro

A questão abordada não se trata apenas do pedreiro de alvenaria veterano com o pedreiro de alvenaria iniciante de carreira. É um imenso choque de culturas, crenças e valores. Na maioria das vezes, esse “muro” que divide esses períodos de gerações dificilmente é derrubado.


Eu falo por experiência própria, dificilmente um empreiteiro das antigas substitui o serviço que ele aprendeu muitos anos atrás por “novidades” que, normalmente são trazidas por “profissionais da nova geração”. Por esse motivo, a fama dos mais novos construtores acaba sendo ruim perante aos olhos experientes dos antepassados.


Devido a naturalidade da zona de conforto de ser humano, qualquer tipo de mudança acaba gerando mal estar e resiliência.


Alvenaria Ela precisa ser simples e tradicional com blocos comuns, com vigas e pilares.

Lajes e pavimentos Eles precisam ser feitos com lajotas e nada de lajes de isopor ou estruturas pré moldadas.

Telhado A estrutura do telhado será com madeiramento e telhas Eternit, nada de telhados de zinco com estruturas metálicas.

Acabamento de tetos Nada de modernos forros de drywall, o teto será acabado com reboco de cimento, aplicação de massa corrida e pintura.

Demarcações de ambientes Nada de divisórias de drywall, todas as paredes internas serão levantadas por um pedreiro de alvenaria.


Na minha opinião, de tempos em tempos, os períodos de crise por quais passamos nos ajudam a crescer e repensar sobre nossas opiniões e métodos de trabalho. Mais cedo ou mais tarde, esses verdadeiros guerreiros da construção civil acabam entendo o tamanho da força que uma integração de ideias pode proporcionar.




Similar Articles

Pronto! Você já Achou a...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Uma empreiteira de reformas de escritórios em São Paulo, ou em outras grandes cidades de
Não Faça a Cobertura Pa...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Olá leitores, tudo bem com vocês? O nosso post de hoje irá mostrar como é
KPI X Manutenção de Gal...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Pessoal, o artigo de hoje é basicamente um dossiê/argumento, nele, você irá ver a importância
4 Tipos de Piscinas…...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Aaahh o Verão! (dependendo da época que você está lendo esse artigo). Época em que
Saiba Como Exigir o Melho...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Olá leitores fiéis, tudo bom com vocês? O nosso ramo da construção civil é muito
Por Que uma Fiscalizaçã...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Olá pessoal, Hoje, vamos falar sobre um assunto mais sério, a fiscalização de obras civis.
Serviços de Telhados: Ti...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO Em uma construção os serviços de telhados são indispensáveis, pois, para construções onde não existam
Pistolas Finca Pino: Esco...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO No momento de escolher as pistolas finca pino para gesso para a sua obra, é
Quando a Reforma da Casa ...
Curso ONLINE com VÍDEO aulas + Certificado de CONCLUSÃO A ordem do momento é: revitalizar, modernizar, mudar, climatizar, etc. Não tem jeito, de tanto
5 Dicas Matadoras Sobre C...
Curso ONLINE com e-Book para DOWNLOAD Para quem quer deixar a casa ou o estabelecimento comercial mais bonito e com um orçamento acessível, a

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.